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26 de out. de 2009

Publicidade, um mundo de ideias e de encantamentos

Existem muitas definições para os termos Propaganda e Publicidade. Ora são vistos como sinônimos, ora como atividades diferentes, embora tenham significados distintos. A Propaganda tem por objetivo a propagação de ideias, teorias e princípios, sem a finalidade comercial. Já a Publicidade, tem por finalidade exercer uma influência psicológica sobre as pessoas, tendo como objetivo a realização de uma transação comercial, tendo o lucro como atividade fim.
Segundo Sant’ Anna (1999, p. 75): Propaganda deriva do latim propagare, que significa reproduzir por meio de mergulho, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo. Propagare, por sua vez, deriva de pangere, que quer dizer enterrar, mergulhar, plantar. Propaganda foi traduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação da Propaganda, com o fito de propagar a fé católica pelo mundo e tem como definição a propagação de princípios e teorias. Dessa forma, poderíamos denominar como a propagação de doutrinas religiosas ou princípios políticos de algum partido.
Já o termo publicidade também tem a sua origem no latim, publicus, ou seja, tornar público: um fato, uma ideia, um objeto.
Enquanto definição, podemos usar o conceito presente em Santos (2005, p. 17) onde:
Publicidade: é todo o processo de planejamento, criação, produção e avaliação de anúncios pagos e assinados por organizações específicas. Propaganda: visa mudar a atitude das pessoas em relação a uma crença, a  uma doutrina ou a uma ideologia. Ela visa a uma mudança das atitudes do público em relação a uma ideia.
Em termos de existência, a publicidade não pode ser considerada uma atividade recente na história humana. Escavações arqueológicas descobriram antigas tabuletas de argila que continham inscrições babilônicas, anunciando a venda de gado e alimentos .
Desde a Antiguidade a Publicidade faz parte de nossa existência, nos ligando com o mundo do consumo, nos encantando com suas técnicas, sua plasticidade e sua linguagem.
De heroína no mundo pós-guerra a vilã da sociedade capitalista de consumo. Afinal quem é essa tal de Publicidade?
Não importa o que ela é, mas sim o papel que ela exerce sobre a sociedade atualmente. Impossível para as empresas sobreviverem no mundo sem ela, impossível para nós consumidores vivermos sem ela.
Clique nos links abaixo e confira alguns comerciais que fizeram  história na Publicidade do Brasil:
Quem tem mais de 30 anos sempre quis ter um Kadett..


E quem nunca comeu pipoca com guaraná?



E, por fim, quem nunca se apaixonou pelos mamíferos da Parmalat?





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