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14 de out. de 2009

Publicidade em blogs e sites de relacionamento: EUA propõe novas formas de garantir a transparência e aumentar a fiscalização.


Recentemente a Comissão Federal de Comércio (FTC) americana, divulgou nota que pretende rever as normas existentes sobre as avaliações de referências em publicidade que estão em vigor deste a década de 80.
As mudanças vêm para acompanhar as transformações que a publicidade vem sofrendo com novas ferramentas de comunicação, principalmente web, tais como Facebook, Twitter, Orkut, entre outros para promoção de mercadorias e serviços.
A partir de 1° de dezembro, blogs e outros sites de relacionamento que avaliam produtos deverão deixar claro se possuem quaisquer vínculos comerciais com as empresas detentoras das marcas avaliadas. Atualmente, esta é uma prática comum nestes meios. As normas também vão atingir as celebridades, que precisarão revelar se as marcas e serviços citados em suas páginas de relacionamento como blogs, orkut e twitters possuem relação comercial com elas ou não.
Outra medida importante é a possibilidade dos anunciantes se manifestarem com excessivo entusiasmo a respeito de resultados que diferem do que é típico, por exemplo, sobre um suplemento para perder peso (Ok, nota da editora deste blog: como eles vão avaliar isso?!)
No Brasil o Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária (Conar) ainda não publicou nenhuma regulamentação a esse respeito. Mas não podemos negar que a publicidade nestes meios está ganhando, dia-a-dia, cada vez mais força aqui no Brasil.
O jeito é ver no que vai dar esta nova regulamentação americana e se isso vai trazer benefícios ao consumidor. Afinal, é isso que importa.

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