O e-mail marketing atualmente é um dos “queridinhos” entre os profissionais de marketing enquanto ferramenta de comunicação direta com os públicos de interesse. Afinal, e-mail é como celular, tudo mundo tem... (será?! Conheço gente que não tem celular e não é E.T.!)
Bom, o fato é que muita gente tem e-mail. Esse fato aliado aos argumentos de segmentação, rapidez e consciência ecológica (sim, né?! Ficar imprimindo tudo por ai não está nada na moda...) fazem do e-mail enquanto ferramenta de marketing o par perfeito para o profissional antenado com seu tempo.
Bom, mas será que tudo são flores? Vamos analisar alguns aspectos.
Mailling que vale ouro...
Hoje em dia um bom mailling de e-mails vale ouro... Não é a toa que qualquer coisa que fazemos atualmente na internet temos que preencher o campo e-mail (como campo obrigatório, claro!). Se eu ganhasse um real por cada cadastro que já fiz e que tinha que colocar e-mail, já tinha quantia suficiente para encher a dispensa de ração para os meus filhotes. Mas atenção: comprar mailling eletrônico não é ilegal, mas certifique-se de que a fonte é confiável, ou seja, se as pessoas aceitaram que seus dados fossem disponibilizados.
Menos é mais ou muito pouco?
Menos é mais ou muito pouco?
Há uma profusão de e-mails que chegam todos os dias em nossa caixa de entrada, não é mesmo? Alguns são importantes, mas a maioria pode ser considerada como spam... e as pessoas estão cada vez mais achando que tudo é spam... Por isso, para um e-mail marketing dar certo, vai ai algumas dicas:
- Capte a atenção do leitor pelo titulo – se ele não for criativo, esqueça.
- Cuide a frequência de envio. Mandar o mesmo e-mail todo o dia vira piada de geek, como os e-mails do Shampoo Esperança e da bermuda anti-celulite.
- Empresas sérias sempre deixam a opção de "descadastramento" do e-mail marketing.
- Evite uma quantidade excessiva de informações no e-mail. O bom da internet é que podemos colocar links para o site de nossa empresa. Assim o consumidor é instigado a visitar o site da empresa e ter contatos reconhecimento de marca (lembre-se do brand equity).
Legislação
Fique atento ao Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing. Ele regula as práticas de envio de e-mails com fins comerciais, como por exemplo a determinação de que o prazo de remoção do e-mail do cadastro não pode exceder a dois dias úteis quando solicitado diretamente pelo link de descadastramento na mensagem e de cinco dias quanto encaminhado de outras maneiras. Confira o código na íntegra em: www.emailmarketinglegal.com.br
E-mails descartáveis
Nós que trabalhamos com marketing temos que ficar atentos as novidades tecnológicas que aparecem. Atualmente, muitas pessoas estão usando o serviço do 10minutemail.com para criar e-mails temporários. Ao acessar esta página, o internauta tem acesso a um endereço eletrônico que dura apenas 10 minutos, tempo suficiente para nos cadastrarmos em sites (inclusive para o processo de validação do e-mail, muito usado ultimamente).
Mas, no final da história...
Apesar de todos os “se” sobre a ferramenta de mail marketing, ela ainda é uma das ações de relacionamento direto considerada como sendo a de melhor retorno, pois possibilita um falar com o público que queremos atingir de forma mais direta e direcionada. O importante é ficar atento a todos os “prós” e “contras” e não achar que a ferramenta vai fazer milagre. Ela deve ser uma de uma série de ações integradas de comunicação de marketing para atingir os objetivos almejados.
Olá.
ResponderExcluirFizemos um posto no blog Ocappuccino semana passada sobre o email mkt, são 10 de como fazer um bom email mkt, segue o link para leitura http://ocappuccino.blogspot.com/2009/10/10-dicas-de-como-fazer-um-bom-e-mail.html
Abraços, MATEUS