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16 de out. de 2009

E-mail marketing: uma boa ferramenta de marketing direto ou um tiro no pé?


O e-mail marketing atualmente é um dos “queridinhos” entre os profissionais de marketing enquanto ferramenta de comunicação direta com os públicos de interesse. Afinal, e-mail é como celular, tudo mundo tem... (será?! Conheço gente que não tem celular e não é E.T.!)
Bom, o fato é que muita gente tem e-mail. Esse fato aliado aos argumentos de segmentação, rapidez e consciência ecológica (sim, né?! Ficar imprimindo tudo por ai não está nada na moda...) fazem do e-mail enquanto ferramenta de marketing o par perfeito para o profissional antenado com seu tempo.
Bom, mas será que tudo são flores? Vamos analisar alguns aspectos.
Mailling que vale ouro...
Hoje em dia um bom mailling de e-mails vale ouro... Não é a toa que qualquer coisa que fazemos atualmente na internet temos que preencher o campo e-mail (como campo obrigatório, claro!). Se eu ganhasse um real por cada cadastro que já fiz e que tinha que colocar e-mail, já tinha quantia suficiente para encher a dispensa de ração para os meus filhotes. Mas atenção: comprar mailling eletrônico não é ilegal, mas certifique-se de que a fonte é confiável, ou seja, se as pessoas aceitaram que seus dados fossem disponibilizados.


Menos é mais ou muito pouco?
Há uma profusão de e-mails que chegam todos os dias em nossa caixa de entrada, não é mesmo? Alguns são importantes, mas a maioria pode ser considerada como spam... e as pessoas estão cada vez mais achando que tudo é spam... Por isso, para um e-mail marketing dar certo, vai ai algumas dicas:
  • Capte a atenção do leitor pelo titulo – se ele não for criativo, esqueça.
  • Cuide a frequência de envio. Mandar o mesmo e-mail todo o dia vira piada de geek, como os e-mails do Shampoo Esperança e da bermuda anti-celulite.
  • Empresas sérias sempre deixam a opção de "descadastramento" do e-mail marketing. 
  • Evite uma quantidade excessiva de informações no e-mail. O bom da internet é que podemos colocar links para o site de nossa empresa. Assim o consumidor é instigado a visitar o site da empresa e ter contatos reconhecimento de marca (lembre-se do brand equity).

Legislação 

Fique atento ao Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing. Ele regula as práticas de envio de e-mails com fins comerciais, como por exemplo a determinação de que o prazo de remoção do e-mail do cadastro não pode exceder a dois dias úteis quando solicitado diretamente pelo link de descadastramento na mensagem e de cinco dias quanto encaminhado de outras maneiras. Confira o código na íntegra em: www.emailmarketinglegal.com.br 
E-mails descartáveis
Nós que trabalhamos com marketing temos que ficar atentos as novidades tecnológicas que aparecem. Atualmente, muitas pessoas estão usando o serviço do 10minutemail.com para criar e-mails temporários. Ao acessar esta página, o internauta  tem acesso a um endereço eletrônico que dura apenas 10 minutos, tempo suficiente para nos cadastrarmos em sites (inclusive para o processo de validação do e-mail, muito usado ultimamente).
Mas, no final da história...
Apesar de todos os “se” sobre a ferramenta de mail marketing, ela ainda é uma das ações de  relacionamento direto considerada como sendo a de melhor retorno, pois possibilita um falar com o público que queremos atingir de forma mais direta e direcionada. O importante é ficar atento a todos os “prós” e “contras” e não achar que a ferramenta vai fazer milagre. Ela deve ser uma de uma série de ações integradas de comunicação de marketing para atingir os objetivos almejados. 

Um comentário:

  1. Olá.

    Fizemos um posto no blog Ocappuccino semana passada sobre o email mkt, são 10 de como fazer um bom email mkt, segue o link para leitura http://ocappuccino.blogspot.com/2009/10/10-dicas-de-como-fazer-um-bom-e-mail.html

    Abraços, MATEUS

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