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22 de set. de 2011

Se você ainda não sabe o que o design pode fazer por seu produto, leia este post – os exemplos da Oi e da Natura


As marcas estão cada vez mais investindo no design para inovar seus produtos e conquistar novos mercados. Até bem pouco tempo atrás, quando um pai ouvia de seu filho a célebre frase: “Pai, mãe, vou ser designer!”, era preocupação na certa. “Que profissão é essa? E vai viver do quê?”
Pois bem, pais, sosseguem! A cada dia o futuro de seu filho está cada vez mais garantido.  As grandes empresas estão investindo pesado em design como uma vantagem competitiva a fim de criarem diferenciais para suas marcas e produtos.

Diferenciação na embalagem – o caso da Oi
Criadas pela GAD Design, as embalagens da Oi, com forma e materiais inovadores, tornaram-se um ícone no mercado nacional. O sucesso do produto começou com a estratégia de refletir a identidade que a empresa quer mostrar. No caso, um espírito jovem e com atitude. 
As expectativas dos consumidores em relação às marcas é elevada, e as discussões em redes sociais ocorrem livremente. Por isso, a inovação é fator exigido, junto com a crescente preocupação ambiental.
Essas guias são pensadas no pré-desenvolvimento, quando é estipulada uma série de escolhas que, juntas, convergem em um produto final.

Um amor de embalagem – Natura Amó
Para a composição da linha de produtos Natura Amó, a Tátil teve o desafio de traduzir o conceito de “colocar o amor em movimento” para o produto final. Partindo deste briefing, a segunda etapa foi mergulhar no universo de mensagens que esta frase pode desencadear.
Para compor esse projeto, os designers ouviram antropólogos, psicólogos e foram até ao MADA (Mulheres de Amam Demais Anônimas) com o objetivo de ter uma visão multidisciplinar.
Já a linha Natura Ekos tinha uma proposta de contar histórias, compartilhando o conhecimento, ao mesmo tempo, deveria mostrar uma redução no impacto ambiental. Na embalagem, a linha apresentava uma “bula” que mostra toda a história do produto, em frascos com inspiração retrô. O toque de sustentabilidade fica a cargo da embalagem que facilita a reciclagem.

Colocando a mão na massa
O tempo para concluir um projeto como esse pode levar de dois meses a dois anos, variando de acordo com o tamanho da empresa e da ação. Quando o cliente é de grande porte, o trabalho já nasce mais complexo, porque o designer precisará afinar os pontos com mais pessoas da empresa, tendo ainda que conciliar as reuniões com a agenda dos executivos.

O mesmo vale para os custos. Quanto mais complexo o trabalho, maior o investimento da empresa e os números no contrato do designer. As marcas menores envolvem menos riscos e decisões mais rápidas, portanto o valor é mais baixo. Nas grandes, a exigência de entendimento pelos funcionários é maior, ela tem ainda mais pontos de contato do uso da marca e mais detalhes para tratar, o que naturalmente aumenta o custo, que pode variar de R$ 20 mil a R$ 300 mil.

Fórmula que dá certo
Um projeto que consegue unir um bom briefing a um bom relacionamento com o cliente, sendo criativo e atual, geralmente tem sucesso. Ou seja, quando todas as expressões estão absolutamente alinhadas, das embalagens ao layout do site, as chances de obter uma diferenciação no mercado são enormes. Isso é resultado de estar completamente comprometido com o projeto em sua totalidade, desde o briefing inicial até o resultado final.

Atenção pais e empresários: o design está aqui para ficar!

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