As marcas estão cada vez mais
investindo no design para inovar seus produtos e conquistar novos mercados. Até
bem pouco tempo atrás, quando um pai ouvia de seu filho a célebre frase: “Pai,
mãe, vou ser designer!”, era preocupação na certa. “Que profissão é essa? E vai
viver do quê?”
Pois bem, pais, sosseguem! A cada
dia o futuro de seu filho está cada vez mais garantido. As grandes empresas estão investindo pesado
em design como uma vantagem competitiva a fim de criarem diferenciais para suas
marcas e produtos.
Diferenciação na embalagem – o caso
da Oi
Criadas pela GAD Design, as
embalagens da Oi, com forma e materiais inovadores, tornaram-se um ícone no
mercado nacional. O sucesso do produto começou com a estratégia de refletir a
identidade que a empresa quer mostrar. No caso, um espírito jovem e com
atitude.
Essas guias são pensadas no
pré-desenvolvimento, quando é estipulada uma série de escolhas que, juntas,
convergem em um produto final.
Um amor de embalagem – Natura Amó
Para compor esse projeto, os
designers ouviram antropólogos, psicólogos e foram até ao MADA (Mulheres de
Amam Demais Anônimas) com o objetivo de ter uma visão multidisciplinar.
Colocando a mão na massa
O tempo para concluir um projeto
como esse pode levar de dois meses a dois anos, variando de acordo com o
tamanho da empresa e da ação. Quando o cliente é de grande porte, o trabalho já
nasce mais complexo, porque o designer precisará afinar os pontos com mais
pessoas da empresa, tendo ainda que conciliar as reuniões com a agenda dos
executivos.
O mesmo vale para os custos.
Quanto mais complexo o trabalho, maior o investimento da empresa e os números
no contrato do designer. As marcas menores envolvem menos riscos e decisões
mais rápidas, portanto o valor é mais baixo. Nas grandes, a exigência de
entendimento pelos funcionários é maior, ela tem ainda mais pontos de contato
do uso da marca e mais detalhes para tratar, o que naturalmente aumenta o
custo, que pode variar de R$ 20 mil a R$ 300 mil.
Fórmula que dá certo
Um projeto que consegue unir um
bom briefing a um bom relacionamento com o cliente, sendo criativo e atual, geralmente
tem sucesso. Ou seja, quando todas as expressões estão absolutamente alinhadas,
das embalagens ao layout do site, as chances de obter uma diferenciação no
mercado são enormes. Isso é resultado de estar completamente comprometido com o
projeto em sua totalidade, desde o briefing inicial até o resultado final.
Atenção pais e empresários: o
design está aqui para ficar!
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