Sabe aquela ideia maravilhosa que sai depois de um
brainstorm realizado com a sua equipe?
Pois cuidado! Inovar é fundamental, mas um bom planejamento faz toda a
diferença na hora de colocar a grande ideia em prática.
Com demanda superior ao planejado, a oferta acabou gerando a
inclusão da rival Coca-Cola na jogada, além de gerar um pedido de desculpas do
Grupo Pão de Açúcar, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. Com estoque
programado para durar o sábado e o domingo e que permitia que cada consumidor
levasse até 24 unidades pagando apenas por 12, os refrigerantes duraram apenas
poucas horas em várias das cidades onde a promoção ocorreu.
Com a semana encerrando sem a quantidade suficiente do
refrigerante nas prateleiras, o Grupo Pão de Açúcar negociou com a AmBev que a
promoção se estenderia a qualquer refrigerante da distribuidora. Mesmo assim, a
procura ainda superou o calculado, motivo que garantiu a inclusão da principal
concorrente da Pepsi, a Coca-Cola, nos carrinhos de compra.
Diante da repercussão negativa da promoção, o Grupo Pão de
Açúcar publicou um pedido de desculpas em anúncios de TV e em jornais de grande
circulação.
No sábado, a Pepsi disse em seu perfil oficial no Facebook
que a participação na promoção havia superado as expectativas de vendas e que
por isso, em alguns lugares, os estoques já haviam acabado.
Entretanto, o feedback dos consumidores foi bastante
negativo, muitos postaram comentários negativos sobre a marca e a promoção.
Esse exemplo da Pepsi fica para refletirmos que uma grande
ideia, sem um bom plano de operacionalização, pode não trazer resultados tão positivos
quanto esperado!
Assista ao comercial da promoção:
Interessante esta postagem. Fiquei sabendo da promoção no HPS, quando a minha mãe esteve internada. Era funcionários, médicos, pacientes correndo no Nacional para comprar. Qdo fui comprar, não tinha mais...hehehehe
ResponderExcluir