Pesquisar este blog

13 de set. de 2011

Cuidado com as boas ideias, você pode ser vítima delas - o caso da Pepsi


Sabe aquela ideia maravilhosa que sai depois de um brainstorm realizado com a sua equipe?  Pois cuidado! Inovar é fundamental, mas um bom planejamento faz toda a diferença na hora de colocar a grande ideia em prática.

Essa semana tivemos mais um caso de que uma grande ideia nem sempre é garantia de sucesso. A Pepsi anunciou sua grande promoção "Pepsi em dobro". A promoção era simples: durante um final de semana, a Pepsi estaria sendo vendida em todo o Brasil naquela antiga fórmula do "compre 1 e leve 2".  Para a divulgação da campanha uma receita infalível: Rodrigo Faro e as gêmeas Bia e Branca do nado sincronizado. Sucesso total!
Com demanda superior ao planejado, a oferta acabou gerando a inclusão da rival Coca-Cola na jogada, além de gerar um pedido de desculpas do Grupo Pão de Açúcar, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. Com estoque programado para durar o sábado e o domingo e que permitia que cada consumidor levasse até 24 unidades pagando apenas por 12, os refrigerantes duraram apenas poucas horas em várias das cidades onde a promoção ocorreu.
Com a semana encerrando sem a quantidade suficiente do refrigerante nas prateleiras, o Grupo Pão de Açúcar negociou com a AmBev que a promoção se estenderia a qualquer refrigerante da distribuidora. Mesmo assim, a procura ainda superou o calculado, motivo que garantiu a inclusão da principal concorrente da Pepsi, a Coca-Cola, nos carrinhos de compra.
Diante da repercussão negativa da promoção, o Grupo Pão de Açúcar publicou um pedido de desculpas em anúncios de TV e em jornais de grande circulação.
No sábado, a Pepsi disse em seu perfil oficial no Facebook que a participação na promoção havia superado as expectativas de vendas e que por isso, em alguns lugares, os estoques já haviam acabado.
Entretanto, o feedback dos consumidores foi bastante negativo, muitos postaram comentários negativos sobre a marca e a promoção.
Esse exemplo da Pepsi fica para refletirmos que uma grande ideia, sem um bom plano de operacionalização, pode não trazer resultados tão positivos quanto esperado!
Assista ao comercial da promoção:


Um comentário:

  1. Interessante esta postagem. Fiquei sabendo da promoção no HPS, quando a minha mãe esteve internada. Era funcionários, médicos, pacientes correndo no Nacional para comprar. Qdo fui comprar, não tinha mais...hehehehe

    ResponderExcluir

Olá, obrigada por contribuir com MallmannRP.