Pesquisar este blog

9 de set de 2012

Mudança organizacional: um desafio para as empresas de todos os tamanhos

Um dos maiores desafios das empresas atualmente é trabalhar com a mudança. Mudar é difícil, tanto para pessoas quanto para organizações (que são feitas de pessoas, afinal!). Quando falamos de mudança não estamos apenas nos referindo a realizar determinada tarefa de forma diferente. Estamos tratando de mudar culturas, pensamentos e formas de pensar. E aí é que começam as dificuldades. 
Mas mudar não é impossível! E, muitas vezes, mudar é uma necessidade, afinal estamos vivendo em um mundo cada vez mais competitivo e dinâmico. Mudar pode ser um diferencial para as empresas enfrentarem esse cenário. 
Mas atenção, mudar não significa acompanhar modismos e não pensar no porquê estamos mudando. Antes de pensar em mudança, é preciso entender muito bem os motivos e os benefícios dessa mudança. 
Para as empresas de todos os tamanhos: a mudança deve ser um processo contínuo e iniciar de baixo para cima e de cima para baixo. O que isso quer dizer? Significa que nenhuma mudança será eficiente se vier através de imposições "de cima para baixo". Só mudamos depois que entendemos e só entedemos se conhecemos. E todos os membros da organização devem entender, caso contrário aparecerão os chamados "ruídos" ou os famosos problemas.
Para encerrar o post, deixo com vocês um vídeo de animação que ilustra muito bem as rotinas das organizações que existem sem que ninguém se pergunte o porquê. Mudar é também questionar, é se inquietar, é buscar algo novo, sempre! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigada por contribuir com MallmannRP.