Pesquisar este blog

29 de set. de 2009

Bom-Bril - marca ou produto?

A história da Bombril se confunde com a história da marca Bom Bril. Nada de surpreendente aí, afinal, é natural que a maioria dos brasileiros desconheçam as transformações por que passa uma empresa. Aliás, muitos podem até não identificar exatamente o que é lã de aço, mas é praticamente impossível que alguém não saiba o que é Bom Bril!

A história começa em 1948, quando o empresário Roberto Sampaio Ferreira fundou a Abrasivos Bombril S.A., dedicada à produção de esponjas de lã de aço. A empresa foi pioneira no desenvolvimento de tecnologia própria e, outro fator decisivo para seu sucesso, na construção de uma imagem junto aos consumidores.

Uma marca forte, o tradicional logotipo vermelho, promoções, programas de rádio e televisão, foi assim que a marca Bom Bril se transformou em referência no mercado. Desde seus primeiros anos até hoje, ninguém comprou ou compra esponjas de lã de aço. As pessoas compram Bom Bril, a marca que tomou conta de toda a categoria de produto.

Em 1978, dois anos depois da inauguração da grande unidade industrial na Via Anchieta em São Bernardo, São Paulo, a Bombril já produzia mensalmente 3.600 toneladas de esponjas de lã de aço, 2/3 da produção mundial! Nessa época, o sucesso de Bom Bril e suas 1001 Utilidades já havia criado condições para que a Bombril expandisse suas atividades e diversificasse sua linha de produtos, entrando para o segmento de produtos químicos de limpeza.

Pérola da publicidade: confira o vídeo de teste de Carlos Moreno (o garoto Bom Bril):

Bom Bril - Teste Carlos Moreno

Surgiram o detergente líquido Limpol, o desinfetante Pinho Bril e o amaciante Mon Bijou. Isso tudo é acompanhado por uma grande expansão física da empresa que, entre 1982 e 1987, inaugurou mais três unidades fabris em diferentes estados brasileiros. Saponáceos, detergentes, desinfetantes, amaciantes, um grande leque de itens transformou a Bombril num grande complexo de produção orientado por uma missão muito simples: facilitar o dia-a-dia em milhões de lares brasileiros. E são milhões mesmo! Afinal, uma característica que sempre distinguiu a Bombril foi sua vocação para atender as necessidades de todos os brasileiros!

Confira a última propaganda do Bom Bril:

Comercial - Bombril - Ô, Lá em Casa! - 1

Fonte: http://www.acontecendoaqui.com.br/index.asp?dep=39

Um comentário:

  1. Segue aqui o agradecimento de uma RP em formação! haha

    Estou fazendo trabalho sobre o bom bril e este teu resumo me ajudou a começar a escrever!

    thaaaank you!

    abraaços! Marina

    ResponderExcluir

Olá, obrigada por contribuir com MallmannRP.